QlikView – Análise Qualitativa Avançada

O QlikView funciona de forma diferente quando comparado com as tradicionais ferramentas de BI, baseadas em Cubos OLAP. O QlikView trabalha com uma tecnologia exclusiva e patenteada chamada AQL (Associative Query Logic) o que permite que os utilizadores façam perguntas com uma liberdade de dimensão de análise total e com respostas em tempo real, independente de as variáveis serem pré-definidas ou não.

O principal objectivo desta tecnologia inovadora e revolucionária é tornar possível que perguntas possam ser feitas pelos gestores sem que os mesmos estejam “presos” a uma estrutura hierárquica de dados pré-definida, transmitindo em tempo real uma análise infinita e/ou combinação de análises.

A tecnologia baseada em Hypercubos OLAP limita os utilizadores a trabalharem com um limitado número de dimensões. Os parâmetros têm que ser definidos no momento do desenvolvimento da aplicação e a redefinição destes parâmetros significa um significativo consumo de tempo e recursos.

A interface é de difícil compreensão para pessoas não ligadas à tecnologia. O resultado é que os Hypercubos baseados em tecnologia OLAP e Data Warehouses são soluções caras e de alto consumo de tempo.


A tecnologia AQL™ (Associative Query Logic) patenteada pela QlikTech trabalha de forma diferente, ao construir e manter um banco de dados não relacional, associativo, e com uma base de dados altamente eficiente alojada na memória RAM.

QlikView AQL

A vantagem da arquitectura AQL é que a fonte de dados é retida e imediatamente disponibilizada offline para análise da fonte transaccional. O resultado é uma poderosa capacidade analítica munida por um interface altamente intuitivo que encoraja a exploração por parte do utilizador.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a newsletter Ábaco EDGE!