O que o CFO precisa saber sobre Big Data e Internet of Things

Uma das tarefas mais importantes (e talvez a mais desafiadora) para os CFOs atualmente é produzir previsões mais precisas sobre o negócio, de forma a otimizar investimentos, reduzir custos e garantir a valorização da empresa. Tecnologias como Big Data e Internet of Things ajudam-no a fazê-lo!

big-data

Além de entender o desempenho histórico da empresa, o CFO deve colectar, mensurar e considerar todas as variáveis externas. As informações externas à empresa também têm grande impacto nos resultados internos, e para isso, o setor financeiro precisa explorar tecnologias como Big Data e Internet of Things.

Entre as inúmeras vantagens que Big Data pode oferecer a um CFO, estão:

  • Soluções de análise de grandes volumes de dados ajudam a entender e prever o comportamento e as percepções do cliente, além de quantificar o valor do tempo de vida do cliente, proporcionando insights importantes para tomadas de decisão e planeamento estratégico com base no cliente.
  • Atualmente as empresas esperam mais dos CFOs do que apenas a redução de custos. O CFO precisa impulsionar a expansão da organização, e com a análise de Big Data ele pode identificar oportunidades adicionais de crescimento.
  • Outro desafio para os CFOs é guiar a organização na execução de estratégias adequadas, considerando a mudança constante do mercado e da concorrência. Soluções de Big Data podem obter previsões continuamente atualizadas de acordo com o ambiente externo.
  • Trabalhar em conformidade com as constantes mudanças regulatórias pode ser uma tarefa trabalhosa e demorada, pois exige que diferentes áreas se adaptem às mudanças. Unificar as informações financeiras em apenas um sistema de gestão de dados pode facilitar novas implementações e manter a empresa em conformidade legal.

A Internet of Things (IoT), por outro lado, diz respeito a qualquer dispositivo que possa capturar informações sobre o seu ambiente, como quantidades, localização, movimento, temperatura, entre outros, e transferi-las automaticamente para uma aplicação integrada aos processos de negócio.

Essa tecnologia pode ajudar diversos setores de uma organização a medir, colectar e analisar dados para obter melhores tomadas de decisão. A conectividade máquina-a-máquina proporciona inúmeras oportunidades. No entanto, para que esse processo funcione, a forma como a análise de dados é feita tem um papel fundamental. Isto é, tão importante quanto a tecnologia é a equipa que a opera.

A proliferação de dispositivos de colecta e comunicação de dados sobre clientes traz também diversas oportunidades de aplicação da Internet of Things em diversos setores, inclusive no setor financeiro. Por exemplo, os dados colectados através da IoT podem gerar insights para um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos, reduzindo custos e possibilitando que a empresa direccione seus recursos de maneira mais eficiente.

Fonte: SAP Brasil

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a newsletter Ábaco EDGE!