InMotion for Sales made in Abaco
|“Como dotar a minha força de vendas de ferramentas que lhes possibilitem de forma rápida e ágil criar encomendas, fazer entregas, efetuar cobranças?” É esta uma pergunta que nos tem sido colocada constantemente pelos nossos clientes ao longo dos anos.
A nossa resposta inicial passou pela criação de uma aplicação Windows Mobile 6 e que foi migrada posteriormente para Windows Phone 7.
Muito embora estas aplicações respondessem às necessidades dos clientes, os dispositivos utilizados e a tecnologia envolvida limitavam-nos relativamente à criação de interfaces mais amigáveis para o utilizador, o que provocava grandes diferenças relativamente ao que era possível obter num portal versus a forma de trabalhar na aplicação.
Tivemos inclusive algumas empresas que nos solicitaram o desenvolvimento de portais para apoio à força de vendas. No entanto, também nesses casos tínhamos alguns problemas, uma vez que um portal necessita de uma largura de banda maior (nem sempre disponível) e não permitia a utilização em modo offline.
Com a chegada dos tablets (IOS e Android) e respetivas Frameworks de desenvolvimento nativo e do HTML5, estas dificuldades começaram a ser suprimidas.
Com o HTML5 e as bases de dados locais temos a possibilidade de desenvolver portais offline, com utilização de baixa largura de banda e independentes da tecnologia do tablet.
Com o desenvolvimento de aplicações em modo nativo, conseguimos ter interfaces muito funcionais e que permitem ainda utilizar de forma plena as funcionalidades do tablet, como o GPS e a utilização da câmara fotográfica para leitura de código de barras ou anexar fotografias.
Desta forma constituímos um grupo interno, cujo objetivo era o de definir os requisitos de uma futura solução de vendas e os resultados que obtivemos foram os seguintes:
- Requisitos Técnicos
- Funcionamento em modo offline
- Integração com o sistema ERP (SAP, Business One, Primavera, PHC)
- Capacidade de sincronizar com vários sistemas ERP
- Vendedor efetua sincronização inicial ao início do dia e sincronizações parciais ao longo do dia
- Impressão via Bluetooth para impressoras portáteis Zebra e Intermec
- Certificação pela AT
- Envio de Guias de Remessa para Autoridade Tributária
- Leitura de Códigos de Barras
- Obtenção de Coordenadas GPS para referenciar mapa, visitas e clientes
- Requisitos Funcionais
- Visualização da Rota de Clientes do Vendedor
- Listagem
- Graficamente
- Capacidade de adicionar visitas fora-de-rota
- Visualização de Carteira de Clientes
- Dados Gerais
- Segmentação
- Histórico Vendas
- Equipamentos
- Conta Corrente
- Catálogo Artigos com imagens, códigos barras e consulta de detalhe Artigo
- Pricing básico (preço geral de artigo e por cliente; entre datas; desconto)
- Conjunto de tarefas a realizar numa visita com possibilidade de indicar motivos de não realização da tarefa
- Criação de Ordens de Venda
- Venda Normal
- Oferta de Artigos
- Devolução
- Cobranças ao Cliente com impressão de recibo de pagamento
- Auto-Venda com impressão de Faturas e Notas de Crédito e Picking por lotes
- Impressão de relatório de fecho de caixa, com agrupamento de valores por meio de pagamento
- Visualização de Objetivos do Vendedor (Diário e Mensal) e respetiva evolução
- Criação de Novo Cliente
- Visualização da Rota de Clientes do Vendedor
Com base nestes requisitos, foi necessário definir qual a plataforma tecnológica que iriamos utilizar, sendo que as possibilidades existentes eram:
- Desenvolvimento nativo Android
- Desenvolvimento nativo IOS
- Desenvolvimento HTML5 puro
- Desenvolvimento HTML5 com recurso a frameworks de aceleração desenvolvimento como o Sencha Touch, JQuery Mobile, Kendo UI, Angular JS
Rapidamente chegamos à conclusão que iriamos optar pelo desenvolvimento nativo, devido ao “look and feel” que conseguíamos obter, rapidez de interação e o acesso fácil ao hardware dos dispositivos (GPS, câmara fotográfica)
Após consulta ao mercado (e também devido às especificidades do tecido empresarial português) foi imediatamente aparente que o preço de aquisição dos tablets Android seria um fator crítico na escolha de qual a plataforma nativa a suportar inicialmente, razão pela qual optámos pelo Desenvolvimento nativo em Android.
Com toda esta informação, estávamos assim prontos a criar a nossa solução para dotar as forças de vendas das empresas de uma ferramenta poderosa e que as auxiliasse no dia-a-dia, agilizando a integração da informação que recolhem junto dos clientes no ERP da empresa.
Surgiu assim o Abaco InMotion For Sales.
No próximo artigo iremos descrever o nosso RoadMap e as funcionalidades que já se encontram disponíveis para equipar a sua equipa de vendas com a melhor solução de mobilidade no mercado.
Se quiser saber mais não hesite em contactar-nos através do email: inmotionforsales@abaco-consultores.com
Filipe Santos
Gestor de Produto InMotion For Sales